Já pensou em ser Técnico em Enfermagem? Curso do Senac-RS prepara com excelência para o mercado de trabalho

O Dia do Técnico e do Auxiliar em Enfermagem, 20 de maio, está chegando. 💉 🩺 A procura por esses profissionais, no Brasil, aumentou em 708% nos últimos anos. Isso devido à pandemia, conforme pesquisa realizada em 2020 pelo site de empregos Catho. Surge, assim, a importância da formação de profissionais qualificados para atenderem a demanda. Mas você sabe como é o mercado de trabalho? As funções do profissional? E que o Senac-RS oferece o curso Técnico em Enfermagem em diversas escolas do estado? 💊

Tec Enfermagem - atendimento

Mercado de trabalho

Segundo Angela Carla Pothin, enfermeira, mestranda em Gerontologia, especialista em UTI, urgência e emergência e docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac Gravataí, a área da saúde é um mercado de trabalho que nunca está saturado. Sempre há vagas. 🧫🩹

Assim, ela explica: “mas é claro que aquele profissional que desejar se destacar não deve nunca parar de estudar. Como se trata de uma área tecnológica e de pesquisa científica, constantemente surgem modos mais modernos e mais seguros de prestar assistência. Por isso a importância da busca pela especialização ou ingresso em uma faculdade“, destaca.

Áreas de atuação

O técnico em enfermagem, de acordo com a docente, atua:

🚑 Na ambulância, prestando assistência ao que se chama de APH;

🌡 Na assistência preventiva da população nas UBS e USFs;

🏨 Nos hospitais: unidades de internação, emergência, centro cirúrgico…

“Pouca gente sabe, mas até nas empresas e indústrias o técnico em enfermagem se encontra presente. Seu papel é acompanhar a saúde do trabalhador, que é um setor de grande exigência nas organizações”, lembra.

Tec Enfermagem - atendimento

Funções do Técnico

Angela explica que o profissional auxilia primordialmente o enfermeiro em suas atribuições. Como enfermeira, ela sempre disse aos técnicos: “vocês são meus olhos e meus braços”. 🏥

Nesse sentido, a docente complementa: “o técnico em enfermagem também presta assistência direta ao paciente em todos os graus de complexidade, do nascimento até sua morte. Ele é uma peça fundamental e o maior quantitativo dentro do serviço de saúde“.

O curso Técnico em Enfermagem do Senac-RS

No Senac Gravataí, por exemplo, um dos maiores diferenciais é a possibilidade do aluno intercalar estágio com os módulos. 🔬 Segundo a especialista: “sabemos da importância do saber teórico e das aulas em laboratório equipado. Mas nada se compara ao contato direto com o paciente“.

Também os docentes buscam ministrar aulas utilizando a pedagogia ativa. 🥼 Entre as várias atividades, estão as visitas técnicas, as participações em campanhas de vacinação e até mesmo em grandes eventos. Como no caso dos simulados em Gravataí e Canoas, com a participação do SAMU, bombeiros, polícia e helicóptero. “Aqui se aprende ‘colocando a mão na massa‘”, afirma.

Tec Enfermagem - atendimento

Corpo docente

Da mesma forma que a prática é valorizada, a teoria também, claro, recebe lugar de destaque. 📚 O Senac investe na qualificação de seus docentes: “somos uma equipe de especialistas em diversas áreas, mestres ou mestrandos. Isso eleva a qualidade do ensino. A prova é que tem muitos alunos que retornam para fazer os cursos de especialização conosco”, enfatiza Angela.

Tec Enfermagem - aula

Sucesso no mercado de trabalho

👩‍⚕️ Camila Melo Machado tem 27 anos, é natural de Porto Alegre e conheceu o Senac Gravataí em 2017. Optou pelo curso Técnico em Enfermagem após tentar outras formações e não se identificar. Quando começou o curso, teve a certeza de estar no lugar onde eu queria: “fiquei muito surpresa. Vi o curso como uma forma rápida de ter uma formação profissional e bem-sucedida. E ainda uma possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do Brasil!”.

Atualmente, ela trabalha no bloco cirúrgico do Hospital Universitário de Canoas, área que escolheu atuar desde que começou o curso. Portanto, ao terminar a formação, já se inscreveu e fez a especialização em Instrumentação Cirúrgica, também no Senac.

🗣 “Se eu puder avaliar o curso de 0 a 10, minha nota é 10. Tivemos alguns contrataremos durante o período do curso devido à pandemia, mas a escola se adaptou rápido. Foram muitas oportunidades de campo de estágio, o que me deu uma boa experiência para iniciar no mercado de trabalho. Minha especialização na escola também foi muito boa, tivemos muitas aulas em laboratório, professores muito bons. Logo após minha especialização, consegui meu primeiro emprego em um hospital na área que eu almejava. Estou muito feliz e satisfeita”, destaca.

Quem pode cursar?

👨🏿‍⚕️ A idade mínima para cursar a formação é de 17 anos e meio no primeiro dia de aula (ou seja, no início do curso). O aluno só poderá frequentar as atividades de estágio após completar 18 anos, conforme legislação vigente. Também é necessário estar cursando, no mínimo, o 2° ano do Ensino Médio.

Ficou interessado em se inscrever no curso Técnico em Enfermagem do Senac-RS? 😉 É só entrar no site, selecionar a área desejada (Saúde) e clicar na opção de escola mais próxima que oferece a formação. E bons estudos! 💪

Tec Enfermagem - aula

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “Já pensou em ser Técnico em Enfermagem? Curso do Senac-RS prepara com excelência para o mercado de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *