Você conhece os serviços gratuitos de Senac e Sesc?

Sesc e Senac têm se destacado há anos por disponibilizar uma ampla gama de gratuidades, englobando desde serviços de saúde e bem-estar até oportunidades de formação profissional. Tais gratuidades de Sesc e Senac estão ameaçadas atualmente. ⚠️

Com atendimentos de saúde, atividades esportivas 🤾‍♀️, acesso à cultura 🎭 e lazer, o Sesc proporciona uma experiência enriquecedora para toda a família. Por outro lado, o Senac oferece cursos e treinamentos gratuitos, capacitando indivíduos com habilidades relevantes para o mercado de trabalho. 📚

O possível desvio de 5% das verbas do Sesc e Senac para a Embratur, para divulgar o Brasil no exterior, pode comprometer seriamente a abrangência dos serviços e programas oferecidos por essas instituições. O corte representa menos R$13 milhões aplicados em atendimentos gratuitos do Sesc e R$18 milhões do Senac. Como forma de mobilização foi criado um abaixo-assinado que você pode acessar clicando AQUI. 🖋

Para conhecer melhor todas as vantagens das gratuidades de Sesc e Senac e entender a importância desses serviços para a população, elaboramos esse post completo. Confira!

A importância de Sesc e Senac

Tendo em vista todas essas ações, Sesc e Senac desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar social e na redução das desigualdades no Brasil. O Sesc – por meio de seus inúmeros serviços gratuitos, como atendimentos de saúde, educação, atividades culturais e esportivas -, contribui para o acesso universal a direitos básicos, garantindo qualidade de vida a milhares de pessoas. 

Nesse sentido, essas iniciativas ajudam a promover a inclusão social, pois proporcionam oportunidades de lazer e desenvolvimento pessoal para a população de todas as faixas etárias e classes sociais do Rio Grande do Sul e do país.

O Senac, por sua vez, atua na formação e capacitação profissional, permitindo que indivíduos se preparem de maneira qualificada para o mercado de trabalho. Ao oferecer cursos e treinamentos gratuitos, o Senac democratiza o acesso à educação, abrindo portas para que pessoas de diferentes origens socioeconômicas possam buscar melhores oportunidades de emprego e crescimento profissional. Isso resulta em uma sociedade mais justa e equitativa, onde talentos e potenciais são valorizados e desenvolvidos.

Ou seja, Sesc e Senac, além de oferecer serviços e formação profissional gratuitos, promovem a valorização e a diversidade por meio de atividades culturais e manifestações artísticas, enriquecendo a vida cultural das comunidades em que estão presentes no estado e Brasil afora. E tais gratuidades de Sesc e Senac estão ameaçadas atualmente.

Programa de Comprometimento e Gratuidade Sesc

Desde a sua criação, o Sesc tem se dedicado a oferecer atividades gratuitas em todo o país, contemplando as áreas da educação, cultura, lazer, assistência e saúde. Com o objetivo de expandir ainda mais o acesso a esses serviços, o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) foi estabelecido, direcionando recursos para educação básica continuada e ações educativas.

Pelo menos metade desses recursos é destinada a ações totalmente gratuitas, voltadas principalmente para pessoas com renda bruta familiar de até três salários mínimos nacionais.

Em 2022, por exemplo, foram 201.623 inscritos no PCG somente no Rio Grande do Sul. Os dados revelam os números totais de cada programa oferecido pelo Sesc. No Programa Educação, foram registrados 5.840 participantes, enquanto o Programa Saúde contou com 200 atendimentos.

Já o Programa Cultura teve uma adesão de 9.244 pessoas, e o Programa Lazer registrou 3.265 participantes. Por fim, o Programa Assistência alcançou um número expressivo de 55.511 beneficiários.

Em relação a participantes e público (não inscritos, mas que participaram de atividades do PCG), o Programa Saúde obteve 586 atendimentos, o Programa Cultura teve uma participação significativa de 103.838 pessoas, e o Programa Assistência beneficiou 23.339 indivíduos. Esses números ressaltam o impacto positivo das atividades do Sesc em diversas áreas, atendendo uma ampla parcela da população gaúcha.

Sesc Criar

Programas com atendimentos gratuitos com maior abrangência fora do PCG

Os principais programas, fora do PCG, alcançaram a marca de 867.103 participantes no RS, somente em 2022. Confira agora a atuação de cada programa e seus atendimentos com maior abrangência.

🤝 Assistência:

O maior propósito da atuação do Sesc no campo da assistência é garantir direitos humanos por meio da mobilização e articulação de coletivos, redes comunitárias e organizações sociais. O Sesc realiza projetos nas áreas de segurança alimentar e apoio social, desenvolvimento comunitário e trabalho social com grupos, visando promover a cidadania ativa e o desenvolvimento das comunidades.

Um exemplo é o programa Maturidade Ativa, que alcançou milhares de participantes, oferecendo atividades voltadas para o envelhecimento saudável e a valorização dos idosos. Esses esforços contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

Maturidade ativa Sesc

📚 Educação:

No Sesc, a educação vai além da sala de aula, proporcionando uma aprendizagem significativa em todos os espaços. Crianças, jovens, adultos e idosos encontram um ambiente que promove o desenvolvimento integral, respeitando as identidades culturais e valores éticos.

O Sesc oferece todos os segmentos da Educação Básica, além de projetos complementares como Criar Sesc e cursos de idiomas. As ações de Educação são realizadas em parceria com Cultura, Lazer, Saúde e Assistência, buscando uma educação integral.

Dessa maneira, o Sesc Educação Continuada, o programa alcançou um total de 22.160 gaúchos em 2022, promovendo a formação contínua e aprimoramento profissional.

O Sesc ainda disponibiliza vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 2022, foram mais de 4.500 matrículas realizadas. Além do Ensino Médio, em paralelo, os alunos dessa modalidade finalizam o curso com qualificação profissional em Produção Cultural. Ou seja, prontos para o mercado de trabalho. Essa abordagem abrangente e diversificada reafirma o compromisso do Sesc em proporcionar uma educação de qualidade para todo o seu público.

🎭 Cultura:

O Sesc, como disseminador de vivências e valores culturais, atua em todo o país. Valorizar o artista e promover manifestações artístico-culturais é a missão da instituição.

Por meio de uma programação acessível e diversa, o Sesc oferece atividades de teatro, dança, circo, artes visuais, música, literatura e audiovisual. Além disso, o Sesc atua como instituição educativa, incentivando a produção artística, preservando a memória e promovendo a formação.

Os dados de 2022 revelam o alcance das atividades no Rio Grande do Sul, como 160.035 atendimentos na Biblioteca, 44.928 participantes no Cine Sesc, 227.260 envolvidos no Rio Grande no Palco, 36.369 participantes no Teatro a Mil, 64.918 envolvidos em Artes Visuais. Mais 250.261 participantes em Música e 5.311 envolvidos no Festival Palco Giratório. Esses números comprovam o compromisso do Sesc em promover a cultura e garantir experiências enriquecedoras para o público.

Palco Giratório Sesc

💉 Saúde:

No campo da saúde, o Sesc desenvolve atividades como Educação em Saúde, Cuidado Terapêutico, Nutrição e Saúde Bucal, visando melhorar a qualidade de vida da população.

Adotando uma abordagem integral, o Sesc realiza ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Um exemplo é o programa Unidade Sesc de Saúde Preventiva – USSP, que, em 2022, alcançou 774 atendimentos, no RS. Então essas iniciativas reforçam o compromisso do Sesc em cuidar da saúde e bem-estar da população.

Unidade saúde

Conheça o Programa Senac de Gratuidade

Já o Programa Senac de Gratuidade (PSG) destina 66,67% da receita de contribuição social líquida para vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada e educação profissional técnica de nível médio, com foco na aprendizagem comercial.

Além de desenvolver competências profissionais para diversas ocupações do setor terciário, o programa também fortalece outras habilidades essenciais de seus alunos, como criatividade, colaboração, comunicação e pensamento crítico, promovendo uma formação cidadã e profissional completa.

Em 2022, o Programa Senac de Gratuidade (PSG) registrou um total de 7.857 matrículas no RS. Entre as modalidades oferecidas, destacam-se 7.190 matrículas no Programa Jovem Aprendiz, que proporciona oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho.

Além disso, foram realizadas, no estado, 47 matrículas em cursos técnicos, 96 em qualificação profissional e 524 em cursos de aperfeiçoamento. Esses números refletem o compromisso do PSG do Senac em oferecer educação de qualidade e oportunidades de capacitação para os participantes, preparando-os para o mundo profissional de maneira abrangente e eficaz.

Feira de Oportunidades Senac

📝 Programa Jovem Aprendiz:

O Programa Jovem Aprendiz do Senac tem como objetivo promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, em conformidade com a Lei 10.097/2000. O Programa oferece cursos de aprendizagem profissional nas áreas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, abrangendo diversas ocupações.

Ou seja, jovens, com idades entre 14 e 24 anos, têm a oportunidade de desenvolver suas competências por meio de aulas e realizar práticas supervisionadas em empresas, proporcionando uma formação completa, tanto pessoal quanto profissional.

Em 2022, o Programa alcançou um total de 21.159 matrículas ativas em dezembro, além de registrar 7.851 novas matrículas ao longo do ano, demonstrando o impacto positivo na capacitação e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

✊🏽 Programa Ilê Tech:

Criado no final de 2022, o Ilê Tech tem o objetivo de promover a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho da área de Tecnologia da Informação, por meio de uma parceria entre o Senac-RS e o Instituto Acredite. Além disso, o programa tem como meta complementar a formação técnica em TI, proporcionando educação sobre as relações étnico-raciais e contribuindo para a redução da desigualdade e do racismo.

O programa visa também criar ambientes de trabalho antirracistas nas empresas. Na primeira turma, foram realizadas 20 matrículas e a segunda turma também conta atualmente com 20 alunos. A ação representando um passo importante na busca por uma maior diversidade e igualdade no mercado de TI.

👨🏽‍💻 Programa RS TI:

O objetivo do programa é capacitar indivíduos para ingressarem no mercado de Tecnologia da Informação no estado do Rio Grande do Sul, proporcionando o desenvolvimento das habilidades técnicas essenciais para atuarem como Desenvolvedores de Software.

Assim, só no ano passado, foram realizadas um total de 477 matrículas gratuitas no Programa RS TI, possibilitando a formação e o acesso a oportunidades nessa área em constante crescimento.

Aula Senac

Impacto do desvio de 5% das verbas de Sesc e Senac

O possível desvio de verbas do Sesc e Senac para a Embratur, para divulgar o Brasil no exterior, pode comprometer seriamente a abrangência dos serviços e programas oferecidos por essas instituições. O Sesc, reconhecido por suas atividades em saúde, cultura, esporte e lazer, enfrentará restrições orçamentárias que limitarão seu alcance e sua capacidade de atender às demandas da população. As gratuitas de Sesc e Senac estão, portanto, ameaçadas.

Da mesma forma, o Senac, conhecido por sua excelência na formação profissional, terá desafios para manter a oferta de cursos gratuitos, essenciais para capacitar indivíduos e impulsionar o desenvolvimento econômico no Brasil. Além disso, é importante ressaltar que Sesc e Senac possuem alcance nacional, atendendo a milhões de brasileiros em todo o país – e milhares só no Rio Grande do Sul.

Impactos devastadores seriam enfrentados pelo Sesc em todo o país, com o fechamento de 36 unidades, corte de 1.994 empregos e redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo premiado Programa Mesa Brasil Sesc. Ainda 2,6 mil exames de saúde e 37 mil atendimentos em atividades de lazer seriam suprimidos. Juntamente com aproximadamente 2 mil apresentações culturais, privando cerca de 14 milhões de pessoas de experiências culturais enriquecedoras.

Já no Senac, o desvio de recursos acarretaria o fechamento de 29 centros de formação profissional em todo o Brasil, a interrupção de 31.115 matrículas gratuitas e a redução de mais de 7 milhões de horas-aulas em cursos. Além disso, 1.623 pessoas seriam demitidas e 23 laboratórios especializados na área do Turismo seriam encerrados. Esses efeitos prejudicam não apenas a instituição, mas também os estudantes e profissionais que contam com as oportunidades oferecidas pelo Senac.

Em outras palavras, o corte de verbas pode afetar especialmente as regiões mais carentes, onde essas instituições são muitas vezes a única fonte de acesso a serviços de saúde, cultura, esporte e formação profissional de qualidade. Essas comunidades serão as mais prejudicadas com a redução dos investimentos, aumentando a disparidade social e a exclusão de oportunidades para os menos favorecidos. Essas gratuidades de Sesc e Senac ameaçadas fazem diferença para a população.

O impacto em dados no Rio Grande do Sul

Sesc-RS:

⚠️ Menos R$13 milhões aplicados em atendimentos gratuitos;

⚠️ Redução de 359 mil quilos de Alimentos distribuídos;

⚠️ Menos 359 exames clínicos;

⚠️ Queda de 1 mil matrículas em educação básica;

⚠️ Redução de 5 mil atendimentos em atividades físicas e recreativas;

⚠️ Menos 277 apresentações culturais;

⚠️ Fechamento de 5 unidades;

⚠️ Corte de 348 postos de trabalho;

⚠️ Encerramento de atividades em 14 municípios.

Senac-RS:

⚠️ Menos R$18 milhões aplicados em atendimentos gratuitos;

⚠️ Queda de 937 mil de horas-aula gratuitas;

⚠️ Perda de 4.096 matrículas gratuitas;

⚠️ Fechamento de 3 centros de formação profissional;

⚠️ Fechamento de 2 laboratórios em turismo;

⚠️ Corte de 213 postos de trabalho;

⚠️ Encerramento de atividades em 11 municípios.

Contra o desvio

Para apoiar a mobilização contra o desvio de 5% dos recursos de Sesc e Senac, acesse AQUI o abaixo-assinado. Ao assinar e compartilhar, você estará contribuindo para ampliar o alcance da causa e dar voz ao anseio de muitas pessoas. As gratuidades de Sesc e Senac estão ameaçadas.

O engajamento coletivo fortalece a luta por direitos e ações de transformação social. Convidamos todos a se unirem e apoiarem essa mobilização, tendo em vista o impacto positivo que Sesc e Senac têm na sociedade gaúcha e brasileira.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!