Carreira em Desenvolvimento de Sistemas: habilidades e dicas essenciais
Sabe o app que você baixou no seu celular? Ou o navegador de internet que você está usando para ler esse texto? Eles foram criados com a participação de um desenvolvedor de sistemas! 👩🏾💻 Mas você sabe o que faz exatamente o técnico em desenvolvimento de sistemas? A função do profissional é pensar, planejar, documentar, escrever e testar o código de um software para que ele possa armazenar informações e executar aquilo para o qual foi desenvolvido. E esses programas para computador ou smartphone podem ter como função desde o gerenciamento dos dados de uma empresa até a realização de pedidos on-line para um restaurante, por exemplo.
Áreas de atuação
Segundo o docente da área da TI do Senac Erechim, Hercio Neto, o profissional técnico em desenvolvimento de sistemas pode atuar em diversas áreas, “seja como suporte, como analista de sistemas, como programador efetivamente ou até mesmo ter sua própria empresa de desenvolvimento de sistemas”.
Mercado de trabalho
Mas e a profissão emprega bem? O docente explica que o mercado da tecnologia continua aquecido, tendo muitas vagas à disposição, tanto presenciais quanto remotas. “Existem diversas oportunidades, cabe ao profissional se dedicar e mostrar o que sabe fazer para ter seu lugar”, afirma.
Assim, seja no Brasil ou fora dele, esse profissional é bastante demandado. Justamente por desenvolver atividades diversas e fundamentais em um mundo marcado pela inovação constante.
Habilidades
Entre as habilidades necessárias para atuar na área citadas pelo especialista estão: pensamento lógico, dedicação, esforço e resiliência.
“A área da programação de sistemas é desafiadora e não tão fácil, exige muitas horas de estudo para que o profissional esteja preparado. Não basta apenas, então, fazer algum curso rápido esperando que este lhe trará oportunidades como desenvolvedor. É preciso criar experiência através de muitos estudos e projetos que devem ser compartilhados em plataformas específicas para isso”.
Dicas para quem está começando
Neto indica a importância do aprendizado para quem está começando. “Tenha um foco determinado, pois estudar muitas linguagens e diversos frameworks sem ter uma boa base de algoritmos o deixará mais confuso. Procure, porém, dedicar várias horas a uma mesma linguagem antes de partir para outras”, aconselha.
Além disso, o docente cita a importância do curso profissionalizante como o do Senac-RS, porque traz ao aluno a oportunidade de conhecer a teoria aliada à prática. E o prepara com excelência para o mercado de trabalho.
O curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Senac-RS
Nosso curso é baseado no que se chama de metodologia ativa. O aluno é o principal responsável por seu aprendizado. Assim, o estudante aprende fazendo, desafiando-se, pesquisando, mas sabendo que sempre pode recorrer ao professor para lhe auxiliar.
Conforme o andamento do curso, os alunos já contam com oportunidades em empresas locais e de fora: “a formação prepara para seguir vários caminhos. Um aluno que se dedica aos estudos tem a certeza de que, com seus conhecimentos, o mercado abrirá portas“.
Inscrições
Gostou de saber o que faz um técnico em desenvolvimento de sistemas? 🖱️Ficou interessado? Para se inscrever no curso, basta acessar o site, selecionar a área de Tecnologia da Informação e escolher a formação na escola mais próxima de você. Vem mudar de vida com o Senac-RS!