Profissional de Marketing: afinal, por que ele é fundamental?

Tudo é marketing. Marketing é tudo“. A frase é de Philip Kotler – considerado o “guru” do marketing moderno. ? Se a propaganda é a alma do negócio, quem a produz é fundamental, né? Mas você sabe exatamente o que faz, como vive, do que se alimenta e qual o perfil do profissional de Marketing? ? Com a ajuda do docente João Vitor Guedes da Fontoura, do Senac Taquara, este post vai contar por que ele, o especialista em marketing, é fundamental para uma empresa.

profissional mkt

Conforme o docente João Vitor, um profissional de marketing eficaz geralmente possui habilidades como criatividade, visão estratégica, conhecimento técnico, habilidades de comunicação, capacidade analítica, adaptabilidade, trabalho em equipe, orientação para resultados, gestão de tempo e organização, além de uma mentalidade de aprendizado contínuo.

? “Essas características ajudam a alcançar os objetivos de marketing e contribuir para o sucesso da empresa”, destaca.

Um profissional de marketing pode trabalhar em uma variedade de setores, como em empresas de bens de consumo, tecnologia, saúde, entretenimento e muito mais. ?

“O mercado de trabalho para profissionais de marketing é dinâmico e competitivo, com uma crescente demanda por habilidades em marketing digital e análise de dados. O marketing continua a evoluir com o crescimento do comércio eletrônico e mudanças nos hábitos de consumo, oferecendo, portanto, oportunidades para profissionais qualificados e inovadores”, conta o docente.

profissional marketing

Perguntamos para o João Vitor quais as habilidades precisam ser desenvolvidas (e como desenvolvê-las) para ser um bom profissional de marketing. Mas quais são, afinal, as principais? Veja:

? Criatividade: Explore diferentes formas de arte e pratique o pensamento lateral;

? Visão Estratégica: Estude casos de sucesso, participe de cursos e analise regularmente o mercado;

? Conhecimento Técnico: Faça cursos online, experimente ferramentas e mantenha-se atualizado;

??‍♀️ Habilidades de Comunicação: Pratique a escrita e a fala, participe de grupos de debates e faça cursos;

? Capacidade Analítica: Utilize ferramentas de análise de dados, faça cursos de estatística e tome decisões baseadas em dados;

? Trabalho em Equipe: Colabore em projetos interdisciplinares, pratique a comunicação eficaz e desenvolva habilidades de liderança;

Orientação para Resultados: Estabeleça metas claras, priorize tarefas e analise regularmente os resultados;

Gestão de Tempo e Organização: Utilize ferramentas de gestão de tempo, estabeleça prioridades e aprenda a delegar tarefas.

Diante de todo esse contexto, fica clara a importância de um bom “marketeiro” nas empresas.

✅ Já que ele:

Identifica oportunidades de mercado;

Constrói e gerencia a marca da empresa;

Atrai e retém clientes;

Orienta o desenvolvimento de produtos e serviços;

Impulsiona a geração de receita;

Analisa dados para tomada de decisões;

Gerencia a reputação da empresa.

“Resumindo, o marketing é essencial para o sucesso geral da empresa, pois está presente desde a identificação de oportunidades até a construção de relacionamentos duradouros com os clientes”, enfatiza João Vitor.

Para finalizar, João Vitor traz, então, três dicas para se dar bem na profissão e ter o perfeito perfil do profissional de Marketing:

1️⃣ Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e melhores práticas;

2️⃣ Desenvolva habilidades analíticas para interpretar dados de marketing;

3️⃣ Cultive habilidades de comunicação e networking para construir relacionamentos sólidos.

profissional marketing

?No Senac-RS, é possível iniciar e se aprimorar como profissional de marketing através de diversos cursos livres disponibilizados. São opções nas áreas de, por exemplo, Comunicação, como Dicção, Desinibição e Oratória; de Design, como Ferramentas de Design Gráfico; e de Comércio, como Analista de Marketing Digital em Mídias Sociais e Marketing Digital Estratégico.

Além disso, o UniSenac – Porto Alegre, ainda conta com o Curso Superior de Tecnologia em Marketing. ? Uma formação de dois anos e meio super completa para quem deseja entrar de cabeça na área!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Profissional de Marketing: afinal, por que ele é fundamental?

  • 24 de junho de 2024 em 09:56
    Permalink

    Excelente artigo. Eu como empresária além de ter um bom produto, preciso representar isso para o público. Sempre estou buscando profissionais deste segmento para me ajudar.

    Resposta
    • 10 de julho de 2024 em 17:47
      Permalink

      Certamente, Caroline. Contar com um profissional de marketing faz toda a diferença, né? 🎯 E quem sabe você não vem ser nossa aluna e descobre o maravilhoso mundo da comunicação, ein? Estamos te esperando!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *