Conheça os projetos desenvolvidos por alunos do Senac Caxias voltados à transformação social
Protagonizar a mudança social que queremos. Esse é o intuito dos projetos desenvolvidos por alunos do Senac Caxias do Sul, realizados neste último semestre. Um deles, desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio, está entre os finalistas em uma feira que será realizada em São Paulo. Já o e-book – que reúne poemas sobre questões sociais como racismo e bullying – ganhou tanta visibilidade que foi matéria de jornal no Dia do Escritor, celebrado no dia 25 de julho.
Vamos conferir os projetos?
Alunos do ensino médio desenvolvem bioplástico menos poluente
Foi no ano passado ainda que os alunos Natalia Ritter, 17 anos, Nicolas Trevisan, 16, e Raíssa Herardt, 16 anos, alunos do Ensino Médio no Senac Caxias, desenvolveram a ideia de produção e análise de filmes poliméricos extraídos a partir da casca de arroz e da palha do milho. O intuito foi produzir um tipo de bioplástico que é menos poluente e com um potencial de degradabilidade maior.
Segundo a caxiense Natália, a ideia tem importância ambiental e econômica e cabe aos jovens atender ao pedido de socorro do mundo e agir. “Anualmente, a produção e o descarte inadequado de resíduos plásticos são responsáveis pela poluição de 10 milhões de toneladas nos oceanos. As estimativas são de que, até 2030, encontraremos 26 mil garrafas plásticas no mar a cada km². Com esse projeto, esperamos conscientizar, mostrar que ainda há solução, que podemos e devemos fazer a nossa parte em relação ao meio ambiente ”, destaca.
Visando este problema, o projeto tem como proposta principal caracterizar o bioplástico produzido a partir da casca de arroz e da palha do milho em relação à biodegradabilidade e permeabilidade, quando comparados aos filmes poliméricos sintéticos, sendo uma alternativa muito menos poluente para o meio ambiente.
Para a aluna, a sensação de poder participar de uma mostra científica é gratificante. “Saber que todo o trabalho realizado, domingos escrevendo, pesquisando, realizando os testes e noites mal dormidas valeram a pena. Sem o apoio dos nossos familiares, professores e orientadores, nada disso teria se tornado realidade”, comenta.
A novidade é oriunda da disciplina de Projeto Profissional do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, na qual os alunos são incentivados a pensarem em ideias de pesquisa utilizando o pensamento analítico e crítico sobre os diversos temas da atualidade. “Promover e estimular a iniciação científica dentro da educação básica é uma ferramenta importante na promoção da autonomia e no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, além de ajudar no crescimento intelectual que normalmente podem ser direcionados a áreas promissoras da vida profissional deles”, destaca a professora de Biologia e Projeto Profissional do Senac Caxias do Sul, Luana Gonçalves Soares.
Alunos produzem e-book aborda questões como racismo, bullying e segurança pública
Idealizado pelos alunos da Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac, o e-book aborda questões como racismo, bullying e segurança pública em forma de poemas, versos, rimas e prosa. O projeto contou com a orientação da docente Sharlene Quadros Noël que explica que a obra “foi resultante de um projeto maior, cuja ideia surgiu em março, na feira de troca de livros promovida pelo Senac Caxias e que envolveu toda a comunidade escolar. Os alunos da Aprendizagem foram desafiados a desenvolver projetos relacionados à leitura e à escrita”.
Segundo Sharlene, o e-book, além de incentivar os participantes a se expressarem por meio da escrita e divulgarem seus trabalhos, também serviu de incentivo para o surgimento de novos escritores. É o caso da aluna e uma das autoras do projeto Lia Veleda que quer seguir a carreira de escritora. Dançarina de rua, durante a pandemia buscou na poesia outra forma de expressão. No e-book, tem 6 textos de sua autoria. “Cada um deles tem um tema diferente, mas todos são baseados em vivências minhas”, conta.
Aluna relata experiência com escrita
Aos 19 anos, Lia não lembra quando começou a escrever. Ficção e romance eram os estilos preferidos até começar a escrever poesias. O e-book é sua primeira publicação. “Como a poesia é recente, eu comecei a ter mais “visibilidade” no Senac mesmo. Nem sei explicar a sensação de mostrar uma parte de mim para as pessoas. Meu plano é ter uma estabilidade financeira para focar nas coisas que eu realmente gosto de fazer. Mas, sim, eu pretendendo publicar mais. Sempre pensei em escrever um livro e, depois do e-book, eu vi uma forma mais acessível para isso”, conclui.
Os autores são os alunos Emanuella Menegotto, Ingrid Nogueira, Isadora Felistrovvsck, João Guilherme, Lia Veleda, Macedo, Pamela Setim e Viviane Moraes e a publicação tem organização e editoração de Yasmin Rita Medeiros, Diulia da Silva Veleda.
Clique na imagem abaixo e veja a publicação completa.
Veja alguns poemas do e-book
O medo que me acompanha;
O caminhar na rua;
O sobrar na esquina;
Os olhares que me julgam ou me
assediam;
O corpo negro marginalizado;
O feminino violentado;
O lado humano silenciado;”
Lia Veleda
TEUS BRAÇOS
APÓS LÁGRIMAS E SORRISOS ENFIM ESTOU NOS
TEUS BRAÇOS QUERENDO QUE AQUELE RELÓGIO
PARE;
OLHANDO NOS TEUS OLHOS E PARA NOSSA FOTO
NO PORTA RETRATO EM CIMA DA TUA
ESCRIVANINHA;
ENFIM ESTOU AQUI CONTIGO AO TEU LADO E O
QUE MAIS POSSO DESEJAR A NÃO SER NUNCA
MAIS SAIR AQUI.
-EMANUELLA MENEGOTTO –
2° ANO DO ENSINO MÉDIO SENAC
Intenso
Transforma, transcender
Um dia lagarta
No outro borboleta
Transformar, transcender
Vida, sonhos, morte
Um outro triste
Transformar, transcender
Conflito ético
Quero? Posso? Devo?
Um dia tento, erro
No outro insisto, renasço!
Das cinzas como a Fênix!
Viviane Moraes
Professora do Senac
Quer saber mais sobre os cursos do Senac-RS?