“Eu virei a chave e percebi que tinha futuro ali”

A frase é de João Vitor, ex-aluno do Senac São Borja e atual aluno do Senac São Leopoldo, representante do Rio Grande do Sul na categoria de Cuidados de Saúde e Apoio Social na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. 👨‍⚕️

Encantado por entender o corpo humano, João Vitor Dornelles Lago tem 21 anos, é natural de Porto Alegre, mas se considera são borjense, pois foi morar no interior aos 3 anos de idade. Ele representará o Rio Grande do Sul na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. 💪 O evento acontece em outubro, no estado do Espírito Santo. Na ocasião, ele enfrentará os competidores das escolas Senac de todo Brasil. Os vencedores dessa disputa representarão, posteriormente, o país na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, em 2024, na França.    

foto de aluno que participa das competições senac na ocupação saúde e apoio social
João treina 8 horas por dia, pela manhã e à tarde. E, à noite, conclui seu curso de Técnico em Enfermagem.

A história na área da Saúde

João conta que descobriu o interesse pela área da saúde quando estava no quartel. E iniciou o curso técnico em enfermagem em março de 2022, assim que encerrou o período no serviço militar. “Como estava começando o curso, decidi participar das competições para aprender mais sobre. Desde então, venho trabalhando para atuar com maestria”, destaca. 🥇

Entre as disciplinas já cursadas, João diz que a sua favorita foi anatomia, mas que se interessa pelos conteúdos de bloco cirúrgico, área na qual pretende se especializar. “Sempre tive curiosidade a respeito de cirurgias e o corpo humano me fascina”, salienta.

Treino de dia, aula de noite

Para se dedicar à preparação e ficar mais próximo de sua treinadora, João se mudou de São Borja para São Leopoldo no final do ano passado. Os treinos iniciaram em dezembro de 2022. Atualmente, a rotina é marcada pela intensidade, 🏃🏻 dedicando um total de 8 horas por dia para sua preparação. Ele sai cedo, portanto, de São Leopoldo, treina durante manhã e tarde; e, à noite, segue seus estudos. As atividades acontecem no centro de treinamento da sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. “Mesmo quando não estou no CT, é impossível não pensar em novas orientações ou intervenções”, ressalta.

Segundo a treinadora, Elisângela Conceição Lara, as provas “simulam situações reais de ambiente hospitalar, residencial, ambulatorial e lar de idosos”. Ela salienta que João é muito dedicado e seu ponto forte é a humanização. 🤝 Além disso, a treinadora aponta que “ele se superou no momento que aceitou vir de São Borja para São Leopoldo para embarcar nesse projeto”.

Elisângela afirma que os competidores se tornam profissionais de excelência, diferenciados no mercado “por terem experienciado tantas horas de treino, cursos, palestras e visitas técnicas em hospitais de referência do estado”. A expectativa, para a etapa nacional, como resultado, é mostrar o trabalho pautado no esforço, dedicação e comprometimento de João.

foto de aluno e treinadora que participam das competições senac na ocupação saúde e apoio social
Jalecos e sorrisos: João e sua treinadora Elisângela

A real mudança de vida

Uma das provas para chegar à etapa nacional foi particularmente marcante para João. 🗣 “Trouxeram um ator global para interpretar um paciente idoso com Alzheimer que eu precisava lidar, foi muito desafiador”, conta. Na simulação, o ator encarnou um personagem que se recusava a ser tratado. O objetivo de João, então, era interagir e criar laços para conseguir realizar os procedimentos necessários. “Consegui contornar bem. Consegui construir uma boa comunicação. No final da prova, ele até sorriu para mim”, conta – também abrindo um sorriso. 💭 Ao relembrar como se sentiu na ocasião, João complementa: “eu virei a chave e percebi que tinha um futuro para mim ali”.

Ele conta que participar das Competições Senac na categoria de Saúde proporcionou uma verdadeira transformação na vida dele. 🚀 A saída de uma cidade pequena para a capital, a mudança de escola, o aprender a morar sozinho, os novos amigos: tudo foi graças ao fato de ele ter se tornado competidor.  “O Senac tem o lema ‘mudando vidas’ e é muito real. Porque foi a partir das competições que eu cresci e construí uma vida totalmente diferente do que tinha em São Borja”, conclui.

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional   

✅ Três etapas compõem as Competições Senac de Educação Profissional, tanto na categoria cabeleireiro, quanto nas outras: escolar, regional e nacional. Elas funcionam como seletivas, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira.  E os ganhadores representam posteriormente o país na competição internacional WorldSkills. ✈️

Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são avaliados em simulações de contextos reais da profissão. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes. 😉

foto de aluno que participa das competições senac na ocupação saúde e apoio social

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

7 thoughts on ““Eu virei a chave e percebi que tinha futuro ali”

  • 11 de setembro de 2023 em 17:19
    Permalink

    Desejamos sucesso nessa caminhada linda! Todos estamos torcendo por ti e sabemos que irá vencer!

    Resposta
    • 12 de setembro de 2023 em 11:47
      Permalink

      Estamos aqui vibrando muito por ele também, Aline! O troféu já é nosso 🏆

      Resposta
  • 11 de setembro de 2023 em 17:41
    Permalink

    Que maravilha esse apoio que vcs dão aos jovens. João sempre foste especial esse carisma ,amor e comprometimento vão te levar longe. Deus te abençoe querido.Sucesso tenho muito orgulho de ti. Te amo.

    Resposta
    • 12 de setembro de 2023 em 11:48
      Permalink

      São as pessoas que fazem o Senac ser a referência que é, Joceli. Nosso apoio é apenas retribuição. 😉 O João vai longe e vamos com ele sempre! 💛

      Resposta
  • 18 de setembro de 2023 em 15:50
    Permalink

    João é um exemplo de humanidade com as pessoas, tem um futuro brilhante a frente. Sucesso!

    Resposta
    • 19 de setembro de 2023 em 14:50
      Permalink

      Ele é demais! Nosso campeão 🥰

      Resposta
  • Pingback: Retrospectiva 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *