Moda Inverno 2023: fique por dentro das tendências

Casacos, toucas, mantas, botas… é o frio chegou com força! 🥶 Para você se manter com estilo na estação mais gelada do ano, preparamos esse post com as tendências do inverno 2023. Com a palavra: Ramón Rodolfo, docente e coordenador da área de moda do Senac Canoas. 🧥🧤🧣

O inverno e a moda

🗣 Muitos acreditam que no inverno as pessoas ficam mais belas, vestindo-se melhor. Já outros discordam…. Todavia, é um mito que traz sua verdade, uma vez que a grande maioria das roupas de inverno são naturalmente mais elegantes, seja pelos tecidos, cortes e sobreposições serem mais trabalhados.  

Apresento abaixo algumas tendências apresentadas nos últimos desfiles de moda da coleção outono inverno desse ano: 

📌Power Shape (ombros largos e cintura marcada)

Há algumas temporadas já podemos perceber a volta do ombro marcado e largo (à la Didi Mocó) em blazers e casacos. Neste shape antigo, a peça seguia a estética oversize. Na nova releitura, o shape muda um pouco e a cintura (que antes era afastada do corpo) agora volta a ficar marcada. 

imagem com três fotos. todas mostram mulheres com blazer de ombros largos e calças sociais.

🐑 Shearling (pelo curto de ovelha ou cordeiro) 

Para o ano de 2023, o pelo deixa de ser longo, como estávamos acostumados. Agora, no entanto, vemos a famosa “ovelhinha” ou casaco teddy. Para quem gosta dos clássicos, as jaquetas aviador são uma ótima aposta para sair do óbvio e continuar na tendência. 

imagem com duas fotos. à esquerda, mulher segura bebê, ambos estão com casaco de pelo marrons. à direita, criança com casaco aviador e óculos escuros.

🎾 Esporte(s) Chique(s) 

Aqui não falamos do traje esporte, mas sim de esportes finos e clássicos, como hipismo e golfe. É uma fusão do estilo “old money” (termo utilizado para designar fortunas derivadas de herança, dinheiro herdado e acumulado ao longo de gerações que se tornou um estilo de vestir) com os esportes praticados por esse público. Aqui, então, entram as calças de montaria e alfaiataria e os coletes de tricô, por exemplo. São alguns exemplos das tendências do inverno 2023.

duas fotos. à esquerda, mulher com blusão de tricô branco segura taco de golfe. à direita, casal com roupas esportivas seguram tacos de golfe.

🤟🏻 Calças de couro 

O couro é, sem dúvida, um dos principais tecidos da estação. No inverno, é natural vermos mais a matéria-prima em casacos. Mas no inverno desse ano, o que mais chama a atenção é a variedade de calças de couro na passarela, que deve se tornar o estilo quente em 2023. 

duas fotos. à direita, mulher de frente com casaco e calça de couro pretos. à esquerda, mulher de costas com casaco e calça de couro pretos.

🧷 Corsets 

Em alta desde 2021, através do TikTok e da Jade Picon (com o seu feito de tênis) e seguindo dentro das tendências do inverno 2023. A peça pode ser usada sozinha, sobreposta a camisetas e casacos. Ou incorporada a outras peças, como jaquetas e camisas de botão, como forma de definir a cintura e dar estrutura ao look. 

duas fotos. à esquerda, mulher com casaco e calça verdes e corset preto. à direita, mulher com casaco, saia e corset pretos.

🧶 Transparências 

Mesmo no inverno, as transparências prevaleceram na passarela, brincando com a sensualidade e a inocência de forma ousada e romântica. Assim, estão em alta vestidos e blusas com recortes de tule, principalmente rendas, que trazem uma estética de lingerie. 

mulher com camisa preta transparente e sutiã de renda preto

👢 Botas – curtas e altas 

Não faltam calçados ousados ​​na temporada, porém um deles repetiu-se em quase todos os desfiles: a bota.  Mais especificamente a bota over-the-knee. O modelo que vai até acima do joelho se adapta a diferentes tendências e estilos de cada marca, como as galochas da Chanel. Mas há destaque ainda para o modelo chelsea, mais curtinho. 

duas fotos. à esquerda, bota de cano curto. à direita, bota tratorada de cano alto.

🧵 Tons terrosos  

Não é novidade que os tons terrosos são uma boa pedida para o inverno, afinal a paleta é bem ampla, indo dos castanhos escuros aos castanhos claros e passando por todas as nuances de caramelo, cáqui e bege. Ainda estão em alta tons de bordô, mostarda e verde oliva.

Atemporais os tons terrosos estão por toda parte e a palavra que os define é versatilidade. E seguem tendências do inverno 2023.

Portanto, essas tonalidades podem dar ao seu visual tanto um look mais sóbrio, quanto um visual minimalista. Tudo depende da combinação tonal de cada peça escolhida para a composição.

foto mostrando blazer, óculos, luvas e cachecol em tons de bege e marrom.

Você por dentro da moda!

Gosta de moda? 👗 O que achou das tendências do inverno 2023? Que tal transformar esse interesse em profissão? 😉 Se você já trabalha no setor, o que acha de aprimorar seus conhecimentos? O Senac-RS conta com diversos cursos na área. Basta acessar o site e encontrar aquele que melhor atende às suas expectativas. Vem ser estilosa/o no Senac-RS!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

2 thoughts on “Moda Inverno 2023: fique por dentro das tendências

    • 27 de junho de 2023 em 09:43
      Permalink

      Oi, Cecília! Bacana, né? Agradecemos teu comentário! Que tal estudar moda conosco? 😉

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *