We are the champions: saiba tudo sobre as Competições de Educação Profissional Senac

Criadas pelo Departamento Nacional do Senac em 2016, as Competições de Educação Profissional buscam desenvolver jovens de 16 a 20 anos e são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. 🏆 As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Ficou curioso para saber como funcionam as Competições de Educação Profissional e quer saber mais? Vem conosco!

competições educação profissional senac
Delegação do RS – competidores, treinadores e membros da organização – que participou das Competições em 2023.

Segundo a coordenadora das Competições Profissionais do Senac-RS, Aline Martins, o objetivo da disputa é preparar os alunos para o mercado de trabalho. “O projeto possibilita o intercâmbio e o compartilhamento de experiências entre os alunos do Senac-RS e os demais Departamentos Regionais”, comenta. 🎯

As ocupações profissionais em disputa são:

🟡 Cabeleireiro;

🔴 Cozinha;

🔵 Cuidados de Saúde e Apoio Social;

🟣 Estética e Bem-estar;

🟢 Florista;

⚫️ Recepção de Hotel.

competições educação profissional senac
Todas as fotos desse post são dos nossos competidores em ação na etapa nacional, no Espírito Santo, em 2023.
Créditos: Trend Criativo.

Realizadas a cada dois anos, as Competições Senac estão divididas em três fases: Etapa Escolar, Etapa Regional e Etapa Nacional – o competidor que receber medalha de ouro na Nacional concorrerá na WorldSkills.

“Os critérios são os conhecimentos, habilidades e atitudes previstos no Plano de Curso e que o competidor deve demonstrar ao realizar as tarefas exigidas em cada prova, tendo, então, avaliação prática e comportamental”, destaca a coordenadora.

É a primeira fase, onde a escola selecionará seus competidores. Alunos ou ex-alunos de cursos relacionados às ocupações podem se inscrever no site www.senacrs.com.br/competicoes, passando por treinamento e desenvolvendo habilidades comportamentais.

competições educação profissional senac
Ocupação Recepção de Hotel

Seletiva para escolher o representante do Estado para competir em nível nacional. Os vencedores receberão bolsa auxílio do Senac-RS e treinamento intensivo em Porto Alegre, com intuito de buscar alta performance.

Ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social

O próximo passo é, portanto, o maior evento de educação pro­fissional do Brasil, no qual os melhores competidores estaduais disputam para representar o Brasil na etapa internacional.

competições educação profissional senac
Ocupação Florista

Os medalhistas de ouro de cada ocupação disputam com mais de 100 países na maior competição de educação profissional do mundo: a WorldSkills. Ela ocorre a cada dois anos em um determinado país. Em 2024, ocorrerá na França, mas a competição de 2026 já está marcada para acontecer na China.

🏅 Reconhecimentos nacionais:

6 medalhas – Cabeleireiro e Cozinha

5 medalhas – Cuidados de Saúde e Apoio Social

🏅 Reconhecimentos internacionais:

4 medalhas – Cabeleireiro e Cozinha

3 medalhas – Cuidados de Saúde e Apoio Social

competições educação profissional senac
Ocupação Cabeleireiro

As inscrições para a etapa escolar das Competições Senac de Educação Profissional estão abertas. 📝 Para participar, basta se inscrever pelo site www.senacrs.com.br/hotsite/competicoes até o dia 26 de abril. É necessário ter entre 16 e 20 anos. Então, agora que vocês já sabe como funcionam as Competições de Educação Profissional, que tal se tornar um competidor?

Segundo a orientadora educacional do Senac-RS, ex-competidora e agora treinadora, Bruna Rupolo, disputar as Competições na ocupação Cabeleireira foi umas das experiências mais incríveis que ela teve na vida. “Graças ao Senac, pude vivenciar essa competição incrível. Esse momento me proporcionou a oportunidade de mostrar meu talento, criatividade e habilidades técnicas, além de promover a integração entre competidores de todos os Estados, professores e profissionais da área”, lembra.

Para Bruna, a maior conquista, depois de competir e representar o Brasil na WorldSkills em 2019, foi se tornar treinadora de novos competidores. 🌎 “Minha jornada dentro do Senac é linda e eu me orgulho muito. Pois fui aluna, competidora, professora e agora treinadora. Treinar novos competidores para serem melhores do que eu fui é um dos meus propósitos. Dessa forma, ter esse reconhecimento por parte da instituição Senac, é gratificante. Envolve um compromisso com a excelência, uma paixão pela área da competição e uma vontade de apoiar e orientar os competidores em sua jornada para alcançar o sucesso”, afirma.

Para quem participa, de acordo com a treinadora, as Competições podem ser uma experiência enriquecedora, oferecendo a chance de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula, além de possibilitar o contato com novas técnicas, tendências e pessoas do mesmo ramo profissional. “Acima de tudo, o competidor precisa querer participar e acreditar no processo. Disciplina e comprometimento são umas das maiores características dos competidores que se destacam”, cita.

Ocupação Estética e Bem-estar

A orientadora destaca a rotina de treinamentos cansativa, porém gratificante: “o treinamento para competidores que representarão o estado é diário, de segunda a sexta-feira. Ele é focado no projeto teste da competição, no qual se simula as provas com tempos e muita criatividade. Na ocupação Cabeleireiro, por exemplo, treinamos técnicas de cortes masculinos e femininos, design de cor, design de barba, técnicas de modelagem para cabelos, entre outros. O treinamento, portanto, é feito em manequins e modelos humanas”, explica. 💇

Por fim, Bruna aconselha aos futuros competidores: “Que não desistam, foquem aonde querem chegar. O treinamento nem sempre é leve, tem vários desafios, mas o mais importante é nunca esquecer aonde se quer chegar. Almejar algo grande é essencial para conquistar uma ótima colocação. Acreditem em vocês, mais do que qualquer pessoa. Confiem na jornada e no processo. Se eu tivesse a oportunidade de competir mais uma vez, eu faria tudo novamente“.

Lívia Caser Madsen tem 17 anos, é natural de Bento Gonçalves e desde o dia 9 de agosto de 2022 já tinha confirmado que disputaria pelo Senac da cidade na ocupação de Estética e Bem-estar. Ao realizar os cursos na área da Beleza, descobriu seu objetivo: “cursei Manicure, Pedicure e Bem-estar, Maquiagem Profissional e estou terminando de Design de Sobrancelhas. Minha maior motivação é saber que, ao competir, ganharei muita experiência de aprendizagem e responsabilidade. Acredito, então, que me ajudará muito na minha vida”.

💪 A competidora já está envolvida na rotina de treinamentos e, apesar da dificuldade, sente-se determinada: “está sendo difícil, pois estudo de manhã, treino à tarde, e, à noite, faço curso. Mas sou determinada e, mesmo cansada, não estou nem um pouco desmotivada. Estou, porém, muito empolgada para as competições, tenho uma ótima treinadora ao meu lado”, comemora.

Lívia vai competir pelo Senac Bento Gonçalves para tentar uma vaga na etapa regional de 2024, prevista para acontecer em agosto deste ano no RS. Se passar por todas as etapas, a competidora pode ser a representante nacional do Senac na WorldSkills Shanghai 2026, na China.

Quer saber mais sobre como funcionam as Competições de Educação Profissional e, quem sabe, se tornar um competidor? Então, acesse o site e vem com a gente! 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *