Linguagens de Programação: conheça os tipos e as tendências na área da TI

Um dos principais objetivos das linguagens de programação é se comunicar, assim como acontece em outros tipos de linguagem. Mas, em programação, essa comunicação é feita através de instruções em um sistema que apresentará novas informações. Então, nesse sistema, o usuário poderá desenvolver códigos inteligentes que conversam entre si, levando-o até um determinado objetivo. Dessa forma, ainda que muita gente relacione programação diretamente com números e matemática, ela é, acima de tudo, uma linguagem. Preparamos esse posta para que você conheça os tipos de linguagens e as tendências na área da TI.

De acordo com o docente dos cursos da área da TI do Senac Viamão, Jeferson Tigik da Silva, as linguagens de programação são usadas para comunicar instruções a um computador. Essas instruções podem ser usadas para fazer um computador executar uma tarefa específica. “São construídas usando um conjunto de símbolos que formam um vocabulário e regras gramaticais que definem como esses símbolos devem ser combinados. As regras gramaticais da linguagem de programação são geralmente definidas usando uma notação matemática formal. Sem ela, não seria possível criar nenhum tipo de programa ou aplicativo”, explica.

Principais linguagens de programação

Java: linguagem de programação orientada a objetos que é usada para criar aplicações em larga escala, como sistemas operacionais e aplicativos para dispositivos móveis.

Python: interpretada de alto nível e multiparadigma, o que significa que ela pode ser usada para a criação de aplicações em diferentes paradigmas de programação.

JavaScript: interpretada, de alto nível e dinâmica, que é usada para criar aplicações web interativas.

Novas tendências na área

É importante que se conheça os tipos de linguagens e as tendências na área da TI. Para Jeferson, a linguagem JavaScript é uma das mais populares do mundo. É usada por milhões de desenvolvedores para criar aplicações web e mobile. No entanto, está evoluindo rapidamente e há muitas novas tendências emergentes na linguagem. “Desde a introdução do ES6, o JavaScript tem sido melhorado com muitos novos recursos. O ES6 introduziu classes, funções de seta, template literals e muito mais. Esses novos recursos tornaram o JavaScript mais poderoso e flexível. Além do ES6, há muitas outras novas tendências emergentes na linguagem”, comenta.

Um exemplo de nova tendência é a linguagem TypeScript, que é um superconjunto do JavaScript que adiciona tipagem static ao código. Outro exemplo é a linguagem Dart, que é uma linguagem de programação compilada com intuito de melhorar a produtividade do desenvolvedor. “Com tantas novas tendências emergentes, é importante para os desenvolvedores se manterem atualizados, experimentar essas novas linguagens e ver como elas podem melhorar o seu fluxo de trabalho. No final, isso irá torná-lo um melhor desenvolvedor”, indica.

Mercado de trabalho para programadores

Segundo o docente, o mercado de trabalho para os profissionais que possuem domínio em linguagens de programação está aquecido. Com a popularização da internet e a crescente demanda por soluções tecnológicas, as empresas estão buscando cada vez mais profissionais capacitados para atender às suas necessidades: “Os profissionais que dominam as linguagens de programação abordadas anteriormente têm inúmeras oportunidades de trabalho e podem escolher entre diversas áreas de atuação. Além disso, com o crescimento das startups e da economia digital, o mercado de trabalho para esses profissionais está cada vez mais aquecido”.

Formação de profissionais

A demanda crescente por profissionais de TI no mercado é uma tendência que vem se intensificando nos últimos anos. Segundo o levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a procura por profissionais na área de TI será de 420 mil pessoas, até 2024, no país. Porém, hoje, segundo a entidade, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. “Tornou-se um investimento indispensável para quem deseja ingressar nesse mercado. No entanto, é importante levar em consideração que a formação deve ser contínua, uma vez que o mercado de é extremamente dinâmico e inovações tecnológicas surgem a todo momento”, ressalta o docente.

Programa RS TI

Capacitar profissionais para área de Tecnologia da Informação a fim de desenvolver habilidades técnicas necessárias e então conectá-los às oportunidades de trabalho das empresas parceiras. Este é o objetivo do Programa RS TI lançado há 1 ano pelo Senac-RS. “A importância de programas como esse é inestimável, pois fornecem uma maneira de manter o setor de TI em funcionamento de forma eficiente e eficaz, além de permitir que os profissionais de TI se mantenham atualizados. Assim, apresenta uma plataforma a qual irá aproximar esses públicos em diversas localidades do Rio Grande do Sul”, destaca.

Mais informações sobre cursos que abordam linguagens de programação ou sobre a área de Tecnologia de Informação do Senac-RS podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *