Curso Técnico em Informática: saiba quais as habilidades essenciais para se destacar no mercado

 

Considerado fundamental para a conquista do primeiro emprego, o curso Técnico em Informática possibilita aos jovens conhecimentos básicos e necessários para ingressar no mercado de trabalho com o pé direito. Mas também é primordial para os profissionais com carreiras já consolidadas que precisam estar atentos diante dos avanços tecnológicos e das tendências que surgem a todo momento.

 

Além de oferecer grandes áreas de estudo, com o curso Técnico em Informática o estudante desenvolve habilidades e competências para a vida toda e que são utilizadas tanto no âmbito acadêmico, como profissional e social. Por isso, preparamos este post para você que ainda não decidiu qual caminho seguir ou ainda precisa de ajuda para embarcar nessa jornada de conhecimento e desafios. Vamos lá:

 

 

Como funciona o curso Técnico em Informática?

O curso Técnico em Informática do Senac-RS, por exemplo, tem como base marcas formativas, como: domínio técnico-científico, visão crítica,  atitude  empreendedora,  sustentável,  colaborativa e  foco  em  resultados.  Essas  marcas formativas  reforçam  o  compromisso  da  instituição  com  a  formação  integral  do  ser  humano,  considerando aspectos  relacionados  ao  mundo  do  trabalho  e  ao  exercício  da  cidadania.  Essa  perspectiva  proporciona o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

 

De acordo com o especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e coordenador e docente do curso Técnico em Informática do Senac Tramandaí, Mariano Bitelo, a expectativa é que até 2023 mais de 500 mil vagas sejam abertas somente na área de Informática. “O universo da TI (Tecnologia da Informação) oferta muitas vagas, mas faltam profissionais qualificados. Com isso os jovens saem do curso capacitados para preencherem essas oportunidades”, destaca.

 

Mas, afinal, quais competências são desenvolvidas?

Desde o início da formação, teoria e prática caminham lado a lado, afinal, uma depende da outra para que o aluno desenvolva as competências propostas pela grade curricular do curso Técnico em Informática. Com carga horária de 1.200 horas, a formação é dividida em quatro unidades curriculares. São elas: Projeto Integrador – Assistente de Montagem de Computadores; Suporte e Manutenção de Computadores (Hardware e Software); Projeto Integrador – Assistente de Operação de Redes de Computadores; Projeto Integrador – Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais.

 

Competências

Confira abaixo as competências desenvolvidas e aplicadas ao longo do curso:

 

    • Planejar e executar a montagem de computadores;

    • Planejar e executar a instalação de computadores;

    • Planejar e executar a manutenção de computadores;

    • Planejar e executar a instalação de redes locais de computadores;

    • Planejar e executar a manutenção de redes locais de computadores;

    • Planejar e  executar a  instalação, a  configuração  e  o monitoramento  de  sistemas  operacionais  de  redes locais (servidores);

    • Conceber, analisar e planejar o desenvolvimento de software;

    • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para desktops;

    • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para dispositivos móveis;

    • Executar os processos de codificação, manutenção e documentação de aplicativos computacionais para internet;

    • Executar teste e implantação de aplicativos computacionais;

    • Desenvolver e organizar elementos estruturais de sites;

    • Manipular e otimizar imagens vetoriais, bitmaps gráficos e elementos visuais de navegação para web.

 

Habilidades

O modelo pedagógico também destaca as habilidades trabalhadas durante o curso e reforça a importância de desenvolvê-las para um desempenho de alta performance e uma atuação de excelência do profissional formado. Afinal, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. “Saber dominar as ferramentas tecnológicas deixou de ser opcional e passou a ser uma obrigatoriedade, pois atualmente todas as empresas possuem os seus processos e rotinas baseadas na tecnologia”, salienta Bitelo.

 

Confira abaixo:

 

    • Comunicar- se com clareza e objetividade de forma oral e/ou escrita;

    • Elaborar documentos técnicos, como relatórios de atividades e checklist;

    • Ler e interpretar textos técnicos;

    • Localizar e selecionar informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho;

    • Organizar materiais, ferramentas, instrumentos, documentos e local de trabalho;

    • Demonstrar habilidade motora para execução de procedimentos técnicos com exatidão e precisão (como torque de parafusos, corte de fios, crimpagem, soldagem, utilização de equipamentos, dentre outros);

    • Trabalhar em equipe multi e interdisciplinar;

    • Negociar com pessoas em situações adversas, identificando problemas e possíveis soluções.

 

Atitudes e valores

Nesse sentido, é preciso destacar dois fatores essenciais para a formação do Técnico em Informática: atitudes e valores. Isso porque são dois requisitos que revelam a verdadeira identidade do profissional, além de medir o seu grau de comprometimento, ética e responsabilidade perante o trabalho, os colegas e os clientes. Confira abaixo:

 

 

    • Postura profissional no ambiente de trabalho;

    • Comportamento ético referente às informações de sistemas e clientes, com sigilo e integridade no tratamento de dados;

    • Cordialidade no atendimento ao cliente;

    • Proatividade com visão sistêmica no desenvolvimento das atividades profissionais;

    • Atitude colaborativa com membros da equipe, parceiros e clientes;

    • Cordialidade na interação com a equipe de trabalho e no relacionamento com o cliente;

    • Zelo pela higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos, instrumentos e ferramentas;

    • Senso crítico frente ao processo de trabalho;

    • Atualização contínua no desenvolvimento das atividades profissionais;

    • Atitude sustentável visando ao bem-estar coletivo, tendo por base as dimensões ambiental, social e econômica.

 

Curso Técnico em Informática e a Era Digital

É fato que a Era Digital impactou a sociedade contemporânea e diariamente reflete e influencia em cada detalhe da vida do ser humano. Por isso, sabemos da importância que as transformações digitais têm na esfera profissional e como é preciso absorver cada mudança e tendência para continuar fazendo parte do mundo globalizado.

 

De acordo com Bitelo, o curso Técnico em Informática do Senac-RS passa anualmente por uma revisão e atualização em seu plano de ensino, principalmente quando há novas demandas por parte do mercado de trabalho. “Fazemos as adaptações necessárias para formar os nossos alunos com as competências que o mercado exige. Estamos sempre atentos a todos os movimentos tecnológicos e digitais, além de sempre estarmos nos atualizando, seja o corpo docente ou os nossos planos de aula”, explica o professor, que também é pós-graduado em  Desenvolvimento Mobile, com MBA em Gestão de TI, pós-graduado em Segurança da Informação, e mestre em Direção Estratégica em Engenharia de Software.

 

Mercado de trabalho

Desde o início deste post falamos sobre o mercado de trabalho e como o curso Técnico em Informática pode ser o primeiro passo para uma carreira profissional promissora. Por isso, é de extrema relevância reforçar aqui que o domínio de ferramentas computacionais, como pacote office, e-mail e web são essenciais para que o profissional esteja sempre com um diferencial competitivo. “Arrisco a dizer que profissionais que sabem lidar com ferramentas de informática tendem a ter salários maiores e cargos com mais responsabilidades”, estima Bitelo.

 

O especialista ainda pontua que o grande diferencial do curso Técnico em Informática do Senac-RS é preparar os alunos para o mercado de trabalho. “Desde o primeiro dia de aula até os últimos, todas as atividades e projetos integradores são voltados para as demandas do mercado de trabalho. Além disso, as tecnologias e ferramentas que usamos são o que os alunos irão ver no seu dia a dia em alguma empresa. Acredito que, acima de tudo, formamos não somente alunos competentes, mas também com grandes habilidades técnicas e competências para atuarem em qualquer área de escolha profissional”, conclui.

O futuro é logo ali

Agora que você já sabe tudo sobre o curso Técnico em Informática, é hora de encarar o frio na barriga e começar a planejar o seu 2023. O Senac-RS oferece mais de 600 capacitações em quase 20 áreas do conhecimento espalhadas pelos 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, a instituição lançou recentemente uma campanha de antecipação, que oferece até 35% de desconto em matrículas para 2023. Ao antecipar a matrícula, o cupom de desconto poderá ser aplicado nos cursos de formação e aperfeiçoamento, técnicos, graduação, pós-graduação e idiomas. Na graduação, o aluno pode escolher pela bolsa própria ou campanha de antecipação. O desconto não se aplica para o Ensino Médio e cursos Técnicos EAD. A campanha é válida até o dia 9 de janeiro de 2023.

Ficou interessado(a)? Saiba mais em: www.senacrs.com.br/off.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

4 thoughts on “Curso Técnico em Informática: saiba quais as habilidades essenciais para se destacar no mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *