RH: entenda por que o profissional é peça-chave nas organizações

Durante a pandemia, os profissionais mais requisitados receberam aumento acima da inflação, ? segundo pesquisa realizada pelo PageGroup, empresa especializada em recrutamento executivo. Entre esses profissionais, estão os de recursos humanos. 74% dos trabalhadores da área afirmaram que passaram a ganhar mais no período. Demonstrando como o RH é peça-chave nas empresas. ?‍??‍?

Com a grande rotatividade no mercado de trabalho e a constante necessidade de atualização nas empresas, fica ainda mais evidente a demanda pela área de RH nas organizações. ?? Mas você sabe o que o profissional de RH faz? Como ele impacta nas organizações? E quais as formações oferecidas no setor? ? 

No dia 3 de junho, comemoramos o Dia do Profissional de RH. ? Em homenagem a esses importantes trabalhadores, preparamos o texto a seguir para explicar melhor as atribuições e a relevância desses profissionais. ?

mão branca colocando peça em tabuleiro

A importância do profissional

Segundo a docente do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do UniSenac – Centro Universitário, Adriana Ferreira, o profissional de RH é fundamental, já que é responsável por cuidar do trabalhador. ?

? “Ele é aquele que sabe tudo sobre o que se passa nos exames admissionais e periódicos. É o responsável por esclarecer dúvidas. Por tratar dos benefícios e viabilizar treinamentos“, comenta.

grupo de pessoas sentadas em volta de uma mesa, duas delas apertam as mãos

Funções do RH

A docente destaca que entre as funções do profissional de RH está a de “oxigenar” os colaboradores através da percepção de necessidades de aprimoramento. Mais um exemplo de como o RH é peça-chave nas empresas. ??‍???‍?

“Como ele tem clareza sobre a estratégia do negócio, precisa direcionar essa visão em metas. ? Colaborando para o desenvolvimento comportamental e técnico dos colaboradores“, pontua Adriana.

Papel da peça-chave: a retenção de talentos

Atualmente, muito se discute em relação à retenção de talentos nas empresas e diminuição da rotatividade. Para Adriana, antes de se preocuparem reter talentos, a empresa precisa ter claro o perfil de cada cargo. ? Além de entender quais são as demandas do próprio produto ou serviço. “São as necessidades das equipes que ajudam a construir um plano de retenção de talentos”, enfatiza. ??‍?

Ou seja, é preciso saber o que se espera do profissional que será contratado. E, além disso, no que esse profissional auxiliará a organização. Por qual produto ou serviço ele será responsável e quais as necessidades ele precisará suprir para impulsionar as vendas.

fileira de pessoas sentadas, na imagem só aparecem as pernas, há homens e mulheres

Quais os benefícios de contar com RH?

Esse profissional poderá transformar o planejamento estratégico em indicadores, metas, objetivos mensais ou quinzenais. Isto é, transformará em ações, em uma métrica possível de ser atingida“, destaca Adriana. Quando as empresas investem em um RH mais forte, de acordo com a especialista, ganham em estratégia. ?

E qual organização não precisa de um olhar estratégico sobre seu negócio, não é? ? Todas necessitam. Portanto, empresas de maior ou menor porte, ganham muito com a presença de um profissional de RH atuando em seu quadro.

Cursos de RH do Senac-RS

O Senac-RS oferece duas formações na área, o curso Técnico em Recursos Humanos ✅  e o curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos ✅. Destinados principalmente para quem quer entrar no mundo profissional, as formações do Senac possuem metodologia focada na prática, ??‍♀️ ?? alinhada com o dia a dia das funções e as principais tendências do setor.

Depois de formado, o aluno sai preparado para desempenhar a função, sempre prezando pela conduta profissional e ética. “O diferencial dos cursos do Senac é justamente o foco na necessidade do mercado de trabalho, na demanda. ??‍? E também o fato dos docentes serem profissionais de RH atuantes, que conhecem a realidade“, afirma.

mão branca de terno colocando peça verde em meio a peças de madeira

Curso Técnico em Recursos Humanos

A formação de Curso Técnico em RH, com carga horária total de 800 horas, prepara o aluno para ser peça fundamental na entrega de resultados na gestão de pessoas. Afinal, ele será o profissional responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores e pela execução de treinamentos internos – já que o RH é peça-chave nas empresas. ? Além de recrutamento, seleção, plano de carreira, cargo, salários, clima organizacional, relações trabalhistas, avaliação de desempenho e ambiente organizacional. ?

E ainda realizará atividades referentes ao sistema de informações de pessoal, auxiliando:

no cálculo de folha de pagamento ?

no controle de benefícios ?

e nos procedimentos para admissão, movimentação e demissão de empregados ?

Curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

No curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com carga horária de 1.680 horas, o aluno aprenderá a cuidar dos colaboradores, da cultura e da diversidade nas organizações. Sempre tendo em mente o papel estratégico da área para a competitividade do negócio. ? O desenvolvimento das suas competências e habilidades se dará a partir da integração de teoria e prática. Com um currículo dinâmico, o curso se dá em um ambiente ao mesmo tempo acolhedor e de inovação tecnológica. ? ?

Entendeu por que o RH é peça-chave nas empresas? Ficou interessado? Quem sabe não é essa sua nova profissão? ? Mais informações sobre os cursos de recursos humanos do Senac-RS podem ser obtidas através do site. Acesse e conheça mais! ✨

vários braços estendidos se dando as mãos

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “RH: entenda por que o profissional é peça-chave nas organizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *