Como se preparar para uma entrevista de emprego e se sentir mais seguro

Tempo de leitura: 4 minutos

Conquistar a tão sonhada vaga de emprego é o objetivo de muitas pessoas. Mas, para algumas, só o fato de pensar na entrevista já é motivo para apreensão. Esse nervosismo pode fazer você se atrapalhar na hora da entrevista e acabar perdendo aquela oportunidade profissional que sempre sonhou. Por isso, preparamos esse post especial sobre como se preparar para uma entrevista de emprego e sentir-se mais seguro.

Aliás, se você ainda está em busca vaga, neste post aqui damos dicas de como usar o LinkedIn para procurar emprego. Mas vamos às dicas da docente da área de Gestão, Comércio e Informática do Senac Ijuí, Renata Santos Gama. Confira abaixo.

Docente da área de Gestão, Comércio e Informática do Senac Ijuí, Renata Santos Gama, é quem dá as dicas.
Docente da área de Gestão, Comércio e Informática do Senac Ijuí, Renata Santos Gama, é quem dá as dicas.

Prepare-se para este momento de entrevista

Antes de mais nada, é fundamental que você se prepare para a entrevista. Ou seja, estude sobre a empresa, conheça os valores, missão, visão e produtos/serviços da organização.

Acesse o site e as redes sociais para entender melhor o negócio enquanto se prepara, para ter pistas sobre o ambiente de trabalho e entender um pouco mais sobre a cultura da organização.

Também pesquise informações sobre o cargo pretendido. Neste momento de preparação para a entrevista, também vale a pena tirar um tempo para refletir sobre você, fazer uma autoanálise e aprofundar seu autoconhecimento.

Autoconhecimento é fundamental

Acima de tudo, busque refletir: de que forma a descrição da vaga é compatível com as suas habilidades? O que eu não tenho de conhecimento solicitado, mas que eu posso buscar? Reflita sobre e tente ver, de forma clara (com argumentos e exemplos):

– maiores qualidade e forças;

oportunidades de melhoria e o que você está fazendo para se desenvolver nesses aspectos);

– principais realizações;

– resultados nos empregos anteriores;

– sobre suas principais competências, em especial as necessárias para desempenho do cargo pretendido);

Você até pode fazer um exercício de anotar essas questões em um papel, para você mesmo pensar e repensar sobre esses aspectos. Assim fica mais fácil de organizar os pensamentos.

Nesse sentido relembre também os cursos e aprendizados que você já teve ao longo da sua vida que lhe trouxeram experiências, conhecimentos e aprendizados que podem contribuir com seu desempenho nessa vaga e nesta empresa.

Atenção a sua imagem pessoal durante a entrevista de emprego

Com que roupa eu vou? Essa é uma dúvida muito comum à maioria dos candidatos antes da entrevista. A dica é simples: se vista como se você já trabalhasse na empresa.

Ou seja, observe como a maioria dos funcionários (em especial os que ocupam este cargo) se vestem. Assim, se a empresa for mais formal e os funcionários vestem-se desta forma, faça o mesmo.

Já se o clima é mais informal, siga esse padrão, mas com cautela. Na maioria das vezes, isso vai passar ao recrutador uma imagem de pertencimento àquele ambiente, demonstrando que você está adequado ao ambiente profissional e ao cargo.

Invista na sua comunicação

Se for preciso, treine antes. Pense nas principais prováveis perguntas do recrutador e como irá responder cada uma. Uma boa técnica é falar na frente do espelho ou se gravar e, após, fazer uma análise de como está sua comunicação verbal e não verbal. Da mesma forma, observe se não está utilizando gírias, vícios de linguagem, como está sua postura e gestos.

Uma dica importante e que faz toda diferença na sua comunicação, é buscar qualificação. Invista em um curso de dicção e oratória. Além de ele melhorar sua comunicação, no curso você irá desenvolver aspectos relacionados à desinibição e gerenciamento do nervosismo, e ainda poderá turbinar seu currículo no campo de qualificação profissional e cursos.

Seja ético

Sempre vale a pena lembrar que falar mal dos empregos anteriores não vai pegar bem para você. Caso seja necessário dizer algo negativo de seus empregos anteriores, para justificar o motivo de uma saída (se for questionado), é importante pensar em uma forma educada e elegante de mencionar o fato, sem mentir, mas também sem prejudicar a imagem da empresa ou de alguém dela.

Sempre vale a pena lembrar que falar mal dos empregos anteriores não vai pegar bem para você.

Invista em qualificação profissional

De nada irá adiantar as dicas anteriores, se você não tiver conteúdo e conhecimentos para apresentar na hora da entrevista, especialmente se você não tem muita experiência profissional ainda ou se nunca atuou naquele cargo pretendido.

Diante disso, ter um curso naquela área ou em áreas de competências gerais (importantes para qualquer profissional), com certeza irá contribuir para você se destacar na entrevista de emprego e conseguir a vaga.

Sinceridade e autenticidade

Nunca minta em uma entrevista de emprego, afinal, o que pode se esperar de um futuro empregado que já na entrevista mente para conseguir a vaga? Preze sempre pela verdade e sinceridade.

Por fim, não se esqueça de ser autêntico! Coloque todas as dicas anteriores em prática, mas, lembre-se que o que faz você ser único é o seu jeito de ser e sua autenticidade. Não deixe de ser você mesmo, pois este será uma grande diferencial na entrevista e no dia a dia na empresa.

Veja também:

Veja 8 dicas para se destacar no mercado de trabalho

A comunicação é um problema para você? Veja como o curso de Dicção pode ajudá-lo a comunicar-se melhor

Marketing pessoal: como você se “vende”?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!