Veja 8 dicas para se destacar no mercado de trabalho

Tempo de leitura: 4 minutos

Você quer se destacar no mercado de trabalho? Então que tal aprender com a experiência de quem cresceu profissionalmente na mesma empresa e, ainda, atua na seleção de novos profissionais?

Jackeline Ferreira Chaves iniciou a carreira profissional como aluna do Senac no Programa Jovem Aprendiz. Trabalha desde 2011 no Senac Santana do Livramento, onde iniciou como estagiária, foi efetivada após um ano de estágio como Secretária Escolar no Núcleo Pedagógico da escola e assumiu, em 2014, a liderança do Núcleo Administrativo, setor que atualmente lidera as equipes de Vendas e Administrativo, estando à frente dos processos seletivos e contratações destes núcleos. 

Desde que assumiu a liderança, realizou diversos processos seletivos e, nessa execução, viu de tudo: desde pessoas com pouca experiência até aquelas que já possuem bastante bagagem profissional. Dessa experiência, constata: “Não existe o currículo ideal, depende muito do que a empresa ou setor está buscando naquele momento, qual perfil é necessário para compor a equipe e quais estratégias o gestor está desenhando naquele momento”. 

Os profissionais que mais se destacam no mercado competitivo, segundo a especialista, são aqueles que estão na empresa para somar, são autênticos e transparentes. Com base nisso, ela elencou 8 dicas para se destacar no mercado de trabalho frente à competitividade, por meio do seu currículo, em uma entrevista de emprego ou no dia a dia da empresa: 

(1) Seja sincero

Demonstre tudo aquilo que você mais se destaca, quais os seus pontos fortes e utilize eles de forma que possam agregar à empresa e aos colegas.

(2 ) Busque conhecimento

Se você tem ou não experiência profissional, a busca de conhecimento é sempre um diferencial, ainda mais em um mundo onde as coisas estão em constante evolução e a tecnologia traz mudanças a todo momento.

(3) Conheça a empresa

Você precisa se identificar e entender se os valores e princípios da empresa estão alinhados com os seus, entender os motivos de querer estar nesta instituição. 

(4) Tente mostrar a sua personalidade por meio do seu currículo

Se a empresa permitir, prefira entregar o currículo em mãos. Esse é o momento que você pode mostrar um pouco de você e dar um rosto àquele currículo que passará pela triagem posteriormente. 

(5) Seja proativo

As empresas buscam profissionais que estejam sempre à frente, que tragam solução dos problemas e não aqueles que reclamam pelo que não dá certo e não fazem nada para ajudar a mudar. Mas é importante que você esteja sempre alinhado com o seu gestor. 

(6) Saiba trabalhar em equipe

A empresa tem um objetivo em comum entre todos. Mesmo que ela estimule a competitividade, deve ocorrer de forma saudável para você. Saiba os momentos de trabalhar de forma individual ou em equipe para atingir um objetivo. 

(7) Busque por feedbacks e aceite as críticas construtivas

Elas te ajudarão a entender as oportunidades de melhoria que são necessárias e que você pode não ter percebido.

(8) Estude, estude e estude

Se você já concluiu o ensino médio, faça um curso técnico, uma graduação. Se já tem o ensino superior, faça uma especialização ou busque um segundo idioma, cursos na área da tecnologia da informação, gestão, vendas, marketing, etc. Desta forma, você estará sempre se desenvolvendo e demonstrando à empresa que você busca aprender e crescer. 

Em busca de uma oportunidade depois de um tempo desempregado?

A coordenadora do curso de Recursos Humanos da Faculdade Senac Porto Alegre e treinadora de Líderes, Nereida Vianna, também elaborou algumas dicas para quem está há mais tempo fora do mercado de trabalho e está em busca de uma nova oportunidade (neste post você também confere como buscar por uma oportunidade sem experiência profissional). Confira:

1º ) É preciso se perceber

Identifique, no seu perfil e trajetória profissional, as atividades que você desenvolveu bem e pelas quais se sentiu valorizado (a). Tente responder aos seguintes questionamentos: o que eu sei fazer? O que eu aprendi ao longo da minha trajetória profissional? Pelo que as pessoas me valorizavam e o que me deixava feliz? São perguntas que o profissional precisa buscar compreender para que opte pelo ramo no qual buscará uma oportunidade. Pode ser algo relacionado à Gastronomia, Costura, atendimento às pessoas. Enxergue seu histórico e busque por aquilo que tenha sido mais fácil ou prazeroso

2°) Aposte na qualificação

Depois de observar com qual área mais se identifica, o profissional precisa se questionar: como eu posso aperfeiçoar essa habilidade? Há inúmeros cursos de qualificação, seja de maior ou menor duração e com diversos valores. Mas caso não disponha de uma verba para investimento, assista a vídeos na internet buscando aprender novas técnicas, acompanhe profissionais da área, faça pesquisas. Pense no que você pode fazer e o que está ao seu alcance de forma gratuita. Nesta fase, para quem vai aprender “por conta”, é muito importante ter disciplina. Busque construir uma agenda de treinamento com uma rotina de estudo.

O Senac-RS sempre informa sobre as oportunidades de cursos gratuitos no site do Programa Senac de Gratuidade.

3º) Observe as oportunidades e vá até os locais que possam se interessar pela sua qualificação

Por exemplo, você quer atuar na Gastronomia? Busque encontrar quais lugares têm demanda de profissionais, os espaços nos quais você pode atuar – padarias, restaurantes, etc. Depois, entre em contato com esses locais por e-mail, Whatsapp, pessoalmente. Demonstre suas habilidades e ofereça seu trabalho. 

Referências profissionais

Vale frisar que, mais do que registro na carteira de trabalho, é importante ter segurança no que você está oferecendo. Busque apresentar referências de pessoas com quem já atuou, que possam falar sobre o seu trabalho ou sobre suas qualificações. O currículo é a vida que levamos e tudo o que fazemos influencia no profissional que somos. Você pode ter poucos registros na carteira profissional, mas ter pessoas que te indicam com boas referências. Pessoas são provas tangíveis de que você deixou marcas positivas por onde passou.

E você, quer investir na sua qualificação profissional? Então conheça os cursos do Senac-RS no nosso site.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!