Contraturno do Ensino Médio Senac-RS: por que estudar Empreendedorismo ainda na juventude?

Quando falamos sobre o empreendedorismo, falamos sobre o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o futuro profissional. 🎯 As crianças e jovens, ao se desenvolverem em um viés empreendedor, possuem capacidade de liderança, tomada de decisões, resiliência, pensamento criativo, persistência, autonomia, entre outras competências necessárias para um futuro profissional. 🧠 Por isso, um dos cursos que o Senac-RS oferece no contraturno do seu Ensino Médio é o “Empreendedorismo para Jovens: Primeiros Passos”. Vem conhecer mais sobre o curso!

Conforme a docente do Ensino Médio do Senac Santa Cruz do Sul, Nêmora Backes, ao viver experiências de empreendedorismo quando jovens, é possível desenvolver essas competências e explorar o potencial individual. “É importante ensinar sobre empreendedorismo, pois o mundo está em constante transformação. 🌎 Ao possuir o viés empreendedor, o nosso estudante poderá se adaptar a essas transformações com mais facilidade, e encontrar nos problemas, oportunidades de crescimento, desenvolvimento e até mesmo de negócios”, afirma. 

empreendedorismo

Para Nêmora, a criatividade é uma das áreas que se desenvolve com o empreendedorismo, pois empreender é também ser criativo. “Para que novas ideias surjam e problemas sejam resolvidos, é necessário repertório, e uma das formas de ampliar repertórios das crianças e jovens se dá por meio de brincadeiras e jogos“, ela explica. ♟

E por quê? “No jogo e na brincadeira, existem alguns elementos-chave, que se conectam diretamente com o empreender, como pensamento estratégico, tomada de decisões, cooperação, confiança e proatividade. 👥 É importante estimular a criatividade de diferentes formas, para que assim o desenvolvimento das habilidades se dê de forma natural e ao tempo de cada indivíduo”, complementa a docente. 

Mas então, de que forma crianças e adolescentes aprendem a empreender? Quais técnicas são utilizadas? 🤔

O aprender a empreender pode ser desenvolvido de diferentes formas, uma delas é sim brincando. Outra forma de aprendizado é através da resolução de problemas, por meio de desafios que se aproximem de situações reais. Para que assim os jovens possam explorar a criatividade e buscar alternativas viáveis, com recursos disponíveis. E, também uma outra estratégia é simular pequenos negócios, como uma mini empresa, 📊 para que assim compreendam todo o processo do empreendedorismo em prática. 

empreendedorismo

“Esse comportamento está associado ao desenvolvimento de habilidades e competências. Comportamento empreendedor, em poucas palavras, é a capacidade de criar soluções para situações adversas vivenciadas no cotidiano. Ao solucionar os problemas, ou ao menos tentar, outras habilidades são acionadas, como o pensamento analítico e lógico, negociação, entre outros”, conta a docente. 💡

E ter um comportamento empreendedor é uma jornada de constante aprendizado, pois a sociedade passa por constantes mudanças. Não temos soluções para todas as situações que vivemos: essa é a grande oportunidade de empreender

Nêmora destaca que, para a sociedade, desenvolver a cultura empreendedora traz muitos benefícios. “Com mais pessoas empreendedoras é possível criar mais oportunidades, a partir dos desafios que existem na sociedade. O empreender é resolver problemas, e a partir dessa solução é possível melhor qualidade de vida, redução de desigualdade, entre outras possibilidades”.  

📚 Assim, é fundamental incentivar esse movimento na educação básica, pois assim a sociedade pode transformar-se em uma grande comunidade empreendedora e criar soluções para os desafios do mundo contemporâneo de forma natural e levando em consideração as realidades de cada local. E é com esse conceito que o curso “Empreendedorismo para Jovens: Primeiros Passos do contraturno do Ensino Médio do Senac-RS trabalha. 

Os empreendedores são a força motriz do crescimento econômico, pois trazem inovações ao mercado. Neste sentido, o curso que tem carga horária de 58 horas visa fomentar nos estudantes as competências comportamentais e técnicas fundamentais ao empreendedor, como: inovação, espírito de liderança, capacidade de assumir riscos moderados, comportamento independente e criatividade. 

empreendedorismo

Curtiu o curso de contraturnoEmpreendedorismo para Jovens: Primeiros Passos”? Para saber mais sobre esse curso e outros, acesse o site. O Ensino Médio Senac é oferecido nas escolas de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo e Distrito Criativo (Porto Alegre). 😉

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *