Quer praticar inglês de forma rápida e divertida? Videogames podem ser uma boa opção!
Os jogos de videogame ajudam no aprendizado de inglês? ????? “Ajudam muito!”, afirma o docente dos cursos de Idiomas do Senac Ijuí, Airton Viebrantz. Segundo ele, sabemos que o inglês de forma contextualizada de acordo com o interesse do aluno o ajuda a aprender de forma muito mais eficaz. “Sendo assim, sempre escolhemos um jogo que melhor se encaixa com o que gostamos, e por consequência, temos contato com a língua inglesa imersos nas situações que os videogames proporcionam”, explica.
Pensamento e linguagem
Conforme Airton, no livro “Pensamento e linguagem” de Ligia Lederman e Louise Emma Potter, as autoras citam a teoria de Vygotsky (Lev Semionovitch Vigotski, psicólogo russo pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida) que diz que a interação, a imitação e a cooperação são elementos importantes para o desenvolvimento da criança. “Esses elementos são constantes nos jogos, pois colocam em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento”, destaca o docente. ?? Assim, os jogos de videogame ajudam sim no aprendizado de inglês.
Airton também cita Tiago Eugênio, autor do livro “Aula em jogo – descomplicando a gamificação para educadores”. O especialista diz que a gamificação envolve o aluno de forma emocional e cognitiva, além de trazer um senso de competência (o quão bom se é em um jogo), o senso de superar um desafio (sensação de vitória), como ele se sente em relação ao personagem da história e os objetivos e motivações do mesmo (contexto emocional), e também como ele progrediu no jogo (progressão) e como foi difícil enfrentar o chefão do jogo (desafio cognitivo). “O autor também diz que essa é uma importante ferramenta porque ela incentiva e envolve o aluno, e não há aprendizagem sem engajamento”, relata.
Regras formais x vocabulário informal
Como a pessoa pode fazer para que, ao jogar, consiga ampliar vocabulário informal sem prejudicar o aprendizado das regras mais formais do idioma? A dica do docente de inglês é que a questão seja abordada, inclusive, em sala de aula. “É importante o professor destacar para o aluno que a língua falada e a língua escrita possuem, sim, suas especificidades, e que em diversas situações veremos falas nos games que não necessariamente seguem a norma padrão. Inclusive, isso é um bom tópico a ser tratado em sala de aula. Garantindo que o aluno não tenha somente domínio da língua inglesa segundo as normas gramaticais, mas também sobre o chamado “inglês do mundo”, disse Airton. ?
Ajuda no aprendizado das crianças
Sim! Os jogos infantis têm um grande papel no aprendizado das crianças. O videogame pode ajudar no aprendizado de inglês, sem dúvidas. O docente explica que a gurizada possui um tempo de atenção menor que o de adolescentes e adultos. “Esses jogos, quando usados de maneira assertiva, desempenham um papel importante em manter o aluno interessado e focado por mais tempo, visto que são bem mais empolgantes que atividades voltadas para o público mais velho”, avalia.
Airton apenas não indica jogos que não exploram de forma alguma a língua inglesa ou que não tenham um enredo rico e bem desenvolvido. E se tem dicas dos melhores jogos para praticar o idioma? O docente prefere dizer que a escolha dos games depende do objetivo e do gosto da pessoa. “Além da faixa etária, claro. Mas posso indicar, por exemplo, Minecraft (que é um jogo rico em vocabulário) e The Last of Us, que tem um enredo muito bem elaborado e cheio de diálogos, sendo comparado à atual série de streaming”.
Dicas do teacher para quem quer aproveitar os games para praticar o inglês
E como os jogos de videogame ajudam no aprendizado de inglês?
✅1) Mantenha SEMPRE o jogo em língua inglesa! Quanto mais contato, melhor!
✅ 2) Observe como a língua é utilizada durante o jogo, desde os botões de ação até os diálogos
✅ 3) Não pule as cutscenes (cenas que contém apenas o diálogo)
✅ 4) Se possível, ative a legenda (seja em português ou inglês) de acordo com o seu nível de proficiência
✅ 5) Se conseguir entender tudo ou quase tudo que está sendo dito nem precisa de legenda, certo?
Senac Idiomas: diferenciais
Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar. ??? Em cada aula, os estudantes são motivados a falar com o objetivo de desenvolver sua confiança e performance em futuras situações de comunicação.
“A metodologia dos cursos de idiomas Senac é a comunicativa, portanto, o aluno começa a praticar o idioma desde a primeira aula, de forma espontânea e divertida”, ressalta Airton.
Além disso, o desenvolvimento de ensino conta com materiais didáticos de qualidade, em parceria com as melhores editoras do mundo, tais como a National Geographic Learning e a Cambridge University Press, para ter acesso a livros e outros recursos utilizados por estudantes ao redor do planeta. Eles têm qualidade reconhecida internacionalmente e estão de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os materiais não têm custo extra.
O Senac Idiomas também oferece cursos preparatórios para exames internacionais de proficiência na língua inglesa, o que possibilita ao aluno estudar e/ou trabalhar em uma instituição no exterior. ???
Mais informações sobre o Senac Idiomas podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/idiomas. Entre em contato com a escola mais próxima de você e consulte a disponibilidade de cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos (communication, fluency e proficiency).
Pingback: English and Fun revoluciona a forma de aprender inglês