Quer praticar inglês de forma rápida e divertida? Videogames podem ser uma boa opção!

Os jogos de videogame ajudam no aprendizado de inglês? 🖱🕹👩🏻‍💻 “Ajudam muito!”, afirma o docente dos cursos de Idiomas do Senac Ijuí, Airton Viebrantz. Segundo ele, sabemos que o inglês de forma contextualizada de acordo com o interesse do aluno o ajuda a aprender de forma muito mais eficaz. “Sendo assim, sempre escolhemos um jogo que melhor se encaixa com o que gostamos, e por consequência, temos contato com a língua inglesa imersos nas situações que os videogames proporcionam”, explica.  

Mantenha SEMPRE o jogo em língua inglesa

Pensamento e linguagem 

Conforme Airton, no livro “Pensamento e linguagem” de Ligia Lederman e Louise Emma Potter, as autoras citam a teoria de Vygotsky (Lev Semionovitch Vigotski, psicólogo russo pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida) que diz que a interação, a imitação e a cooperação são elementos importantes para o desenvolvimento da criança. “Esses elementos são constantes nos jogos, pois colocam em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento”, destaca o docente. 🧠📚 Assim, os jogos de videogame ajudam sim no aprendizado de inglês.

Airton também cita Tiago Eugênio, autor do livro “Aula em jogo – descomplicando a gamificação para educadores”.  O especialista diz que a gamificação envolve o aluno de forma emocional e cognitiva, além de trazer um senso de competência (o quão bom se é em um jogo), o senso de superar um desafio (sensação de vitória), como ele se sente em relação ao personagem da história e os objetivos e motivações do mesmo (contexto emocional), e também como ele progrediu no jogo (progressão) e como foi difícil enfrentar o chefão do jogo (desafio cognitivo). “O autor também diz que essa é uma importante ferramenta porque ela incentiva e envolve o aluno, e não há aprendizagem sem engajamento”, relata. 

Regras formais x vocabulário informal 

Como a pessoa pode fazer para que, ao jogar, consiga ampliar vocabulário informal sem prejudicar o aprendizado das regras mais formais do idioma? A dica do docente de inglês é que a questão seja abordada, inclusive, em sala de aula. “É importante o professor destacar para o aluno que a língua falada e a língua escrita possuem, sim, suas especificidades, e que em diversas situações veremos falas nos games que não necessariamente seguem a norma padrão. Inclusive, isso é um bom tópico a ser tratado em sala de aula. Garantindo que o aluno não tenha somente domínio da língua inglesa segundo as normas gramaticais, mas também sobre o chamado “inglês do mundo”, disse Airton.  🗣

Os jogos infantis têm um grande papel no aprendizado das crianças

Ajuda no aprendizado das crianças 

Sim! Os jogos infantis têm um grande papel no aprendizado das crianças. O videogame pode ajudar no aprendizado de inglês, sem dúvidas. O docente explica que a gurizada possui um tempo de atenção menor que o de adolescentes e adultos. “Esses jogos, quando usados de maneira assertiva, desempenham um papel importante em manter o aluno interessado e focado por mais tempo, visto que são bem mais empolgantes que atividades voltadas para o público mais velho”, avalia.  

Airton apenas não indica jogos que não exploram de forma alguma a língua inglesa ou que não tenham um enredo rico e bem desenvolvido. E se tem dicas dos melhores jogos para praticar o idioma? O docente prefere dizer que a escolha dos games depende do objetivo e do gosto da pessoa. “Além da faixa etária, claro. Mas posso indicar, por exemplo, Minecraft (que é um jogo rico em vocabulário) e The Last of Us, que tem um enredo muito bem elaborado e cheio de diálogos, sendo comparado à atual série de streaming”. 

Dicas do teacher para quem quer aproveitar os games para praticar o inglês 

E como os jogos de videogame ajudam no aprendizado de inglês?

1) Mantenha SEMPRE o jogo em língua inglesa! Quanto mais contato, melhor!  

2) Observe como a língua é utilizada durante o jogo, desde os botões de ação até os diálogos 

3) Não pule as cutscenes (cenas que contém apenas o diálogo) 

4) Se possível, ative a legenda (seja em português ou inglês) de acordo com o seu nível de proficiência

5) Se conseguir entender tudo ou quase tudo que está sendo dito nem precisa de legenda, certo? 

Dicas do teacher para quem quer aproveitar os games

Senac Idiomas: diferenciais 

Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar. 📒🖋🎙 Em cada aula, os estudantes são motivados a falar com o objetivo de desenvolver sua confiança e performance em futuras situações de comunicação.

“A metodologia dos cursos de idiomas Senac é a comunicativa, portanto, o aluno começa a praticar o idioma desde a primeira aula, de forma espontânea e divertida”, ressalta Airton. 

Além disso, o desenvolvimento de ensino conta com materiais didáticos de qualidade, em parceria com as melhores editoras do mundo, tais como a National Geographic Learning e a Cambridge University Press, para ter acesso a livros e outros recursos utilizados por estudantes ao redor do planeta. Eles têm qualidade reconhecida internacionalmente e estão de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Os materiais não têm custo extra.

O Senac Idiomas também oferece cursos preparatórios para exames internacionais de proficiência na língua inglesa, o que possibilita ao aluno estudar e/ou trabalhar em uma instituição no exterior. 🌎🌍🌏

Mais informações sobre o Senac Idiomas podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/idiomas. Entre em contato com a escola mais próxima de você e consulte a disponibilidade de cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos (communication, fluency e proficiency). 

Os cursos de idiomas do Senac buscam desenvolver nos estudantes as quatro habilidades linguísticas no idioma: ler, escrever, ouvir e falar.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “Quer praticar inglês de forma rápida e divertida? Videogames podem ser uma boa opção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *