Vinhos para o verão: dicas para consumir a bebida no calor

Tempo de leitura: 2 minutos

O verão pode parecer inapropriado para consumir um bom vinho. Embora não exista nenhuma regra, alguns tipos de vinho combinam mais com o calor. Aliás, já falamos aqui de diversos mitos que envolvem o mundo dos vinhos. E você, conhece os vinhos mais indicados para o verão? Sabe se o vinho tinto pode ser armazenado na geladeira? É saboroso consumir vinho tinto com gelo? Quem dá as dicas é a docente do Curso de Sommelier do Senac Bento Gonçalves, Michelle Landgraf.

Vinhos leves

De acordo com a especialista, entre os vinhos mais recomendados para a estação estão os leves, fáceis e descomplicados, sempre se atentando ao momento: “Se está na praia, piscina, festa de fim de ano, o ideal é sempre dar preferência para os espumantes, desde os mais doces (moscatéis) até os mais secos (nature), rosé, espumantes tintos, espumantes ancestrais. Estamos encerrando um ano difícil, portanto, o recomendado é apostar nesses vinhos frescos, divertidos e descomplicados. Os vinhos que harmonizam com a estação são os que harmonizam com o momento que você quer viver”.

Vinho tinto

Entretanto, o vinho tinto não é proibido no verão, basta “aclimatar”, ou seja, adequar ao momento do consumo e ao tipo de comida que será desfrutada. “Pode, sim, beber vinho tinto nos dias mais quentes, mas, por questão do calor, costuma-se optar pelos mais leves. Sugiro, por exemplo, o Pinot Noir ou um Garnacha mais jovem, sem passagem por barrica. São vinhos que podemos verificar uma graduação alcoólica menor”, recomenda.

Temperatura do vinho

Quando se fala que o vinho tinto precisa ser bebido em temperatura ambiente, por exemplo, a temperatura referida não passa dos 20ºC. Dessa forma, segundo a docente, não é recomendado beber um vinho encorpado, como Malbec ou Cabernet Sauvignon, em um calor de 35 a 40ºC. “Resfriar o vinho levemente é sempre aconselhável, ainda que não sejam esses mais encorpados. Pode ser um vinho mais leve. No verão, época de reunir família, amigos, fazer festa e se divertir, não se deve tomar um vinho quente num calor de 40ºC. Portanto, pode colocar na geladeira, sim”, indica. 

Pode acrescentar gelo no vinho?

Michelle ainda acrescenta sobre a dúvida do gelo no vinho: “No caso do gelo, ele se diluirá na água e o vinho não ficará tão agradável, mas, dependendo do vinho, inclusive existem coquetéis feitos com vinho e gelo, ele será utilizado. Pode, com parcimônia, e sempre entendendo o momento”.

Para os leigos, porém apreciadores de vinhos, a docente ainda recomenda alguns perfis no Instagram para acompanhar dicas sobre o mundo dos vinhos:

Vinícius Santiago – @vinimirago

UMAMI | Vinho & Gastronomia – @umamimag 

Vinho MilGrau (Felipe Weber) – @vinhomilgrau 

a borra do vinho • daihana – @_aborra

Vinho Justo – @vinhojusto

Fabi Aguinsky – @fabi.aguinsky

Lis Cereja – @liscereja

Ciência Enológica – @ciencia.enologica

Gabi Frizon Sommelière – @gabifrizon

Deisi da Costa – @dacostadeisi

Veja também:

Sommelier: entenda o que faz esse profissional

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos!